O SUS vive!

O tradicional “Complexo de Vira-lata” que assola os brasileiros, expressão inventada por Nelson Rodrigues nos anos 50, quando o Brasil perdeu a Copa do Mundo para o Uruguai (e ele nem soube dos 7 x 1 da Alemanha sobre nós, muitos anos depois…) às vezes impede nossos patrícios de enxergarem as coisas boas que acontecem por aqui. O site da UOL, às vezes associado à “imprensa golpista” por alguns setores ideológicos, acaba de trazer uma matéria que faz grande justiça ao nosso SUS, que realiza, sem dúvida, algumas ações realmente inovadoras e até dignas de destaque mundial.  

Tal é o caso do nossa Estratégia de Saúde da Família; do programa de imunizações; do tratamento das DST AIDS; dos transplantes; do tratamento da hepatite C; do controle do tabagismo, entre outros feitos. De toda forma, mesmo com o sucesso de programas como estes, o momento nacional é de temor. A contenção e até mesmo o congelamento das despesas com a saúde (que deveriam ser consideradas como investimento…), além de algumas declarações esquisitas de certos candidatos à Presidência da República, recomendam cautela e espírito defensivo por parte dos brasileiros que acreditam no SUS e recusam aquele rótulo canino…

Aqui no DF, da mesma forma, todo cuidado é pouco. Uma coisa é destruir um sistema já montado e operante. Outra é fazê-lo com um sistema que a bem da verdade ainda “não chegou lá”, que ainda “falta cumprir-se”, como dizia Fernando Pessoa.

Saiba mais…

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/06/05/6-programas-de-saude-publica-do-brasil-considerados-referencia-no-mundo.htm

Deixe um comentário