O SUS, em seus 30 anos, fez bem para a saúde dos brasileiros?

A resposta a esta pergunta parece óbvia… Apesar de todos os seus problemas, o SUS continua sendo muito mais do que um sistema do qual se poderia dizer apenas que é “melhor do que nada”. Ou que é inferior ao sistema do antigo INAMPS. É muito mais do que isso: o contrário dele, ou sua ausência, seria a barbárie… A este respeito, a OPAS Brasil acaba de lançar a publicação ‘30 anos de SUS – Que SUS para 2030?’, que sintetiza alguns dos maiores conhecimentos e experiências acumuladas no Sistema Único de Saúde (SUS), com perspectiva de contribuir para que o Brasil alcance as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

O documento apresenta uma série de evidências científicas que mostram, por exemplo, como o programa Mais Médicos, criado em 2013 pelo governo do Brasil, aumentou o acesso da população brasileira à saúde. O impacto positivo do provimento emergencial em curto prazo, alocando mais 18 mil profissionais médicos em serviços da atenção primária de saúde (APS) em lugares antes carentes ou deficitários, com tutoria acadêmica e supervisão para qualificação profissional, foi visível já nos primeiros anos do programa.

Mas há muitas outras realizações que foram inauguradas ou incrementadas com o advento do SUS, algumas delas sendo objeto de análises profundas na publicação referida, como, por exemplo, nas Imunizações; na Política de Recursos Humanos; no controle da AIDS e DST; no controle da ZIKA; no financiamento (com reservas, principalmente depois da EC 95 e diante das ameaças de futuro governo); na Saúde Mental (também com forte ameaças de regressão no presente momento); na Mortalidade Infantil; na Atenção Primária à Saúde e nas Doenças Crônicas e Degenerativas.

Vale a penas conhecer, acesse o link abaixo – baixe o livro de graça!

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5809:opas-lanca-relatorio-30-anos-de-sus-que-sus-para-2030-e-destaca-importancia-de-atencao-primaria-e-mais-medicos&Itemid=843

Deixe um comentário