Os livros de história falam sempre dos grandes heróis. Dos Alexandres, dos Quixotes, dos Napoleões, dos Caxias, dos Oswaldo Cruz, dos Churchills e tantos outros. Sancho Pança não costuma ser lembrado… Aqueles lá, os ilustres, são importantes, mas suas vitórias não seriam possíveis se abaixo – ou por detrás – deles não existisse uma legião de gente humilde e anônima. É estes que eu chamo de “Heróis das Quebradas”, pequenos, mas totalmente insubstituíveis! E eles são importantes na saúde também. Nem sempre a marca do que fazem aparece e ganha destaque, porque tem sempre um “grande-herói”, notório e celebrado midiaticamente, para receber as comendas da vitória. Pensando nisso, fiz um pequeno esforço para encontrar alguma “marca dos pequenos heróis” nas ações de saúde, aqui no DF, indo procurar na seção de notícias da SES-DF o possível relato desses feitos. Para tanto, busquei aquilo que se faz nas unidades de Saúde da Família e nos Centos de Saúde da periferia, nos hospitais, nos serviços de vigilância, nos laboratório e outros mais – não nos gabinetes refrigerados, por certo. Levantei apenas a primeira quinzena do mês de fevereiro de 2020, para ter uma ideia geral. Primeira constatação: de mais de 70 notícias, apenas 27 diziam respeito a realizações das (centenas) unidades de prestação de serviços diretos ao público do nosso sistema de saúde. Mas ainda assim havia muita coisa relevante ali…
Alguns exemplos: a reanimação neonatal mobilizou os enfermeiros da Casa de Parto de São Sebastião, ao mesmo tempo em que o IGES, que administra o Hospital de Base, realizou amplo evento sobre prevenção em saúde mental, no que foi seguido por várias unidades periféricas que realizaram atividades relativas ao “Janeiro Branco”, que tem como foco exatamente o mesmo problema. O chamado novo coronavirus domina o cenário mundial no presente momento, não é mesmo? Pois bem, no Hospital de Base quase 200 pessoas estiveram presentes em evento que discutiu este importante assunto. Da mesma forma, outro tema “da hora”, a gravidez na adolescência, que alguns querem controlar mediante iniciativas moralistas que remontam aos tempos antigos, foi alvo de um grupo intersetorial, agregando o nível central e pessoas da rede de serviços, para propor medidas aplicáveis ao DF em tal questão – e provavelmente elas irão muito adiante do que a simples condenação da libido. E a UBS 2, do Gama, onde 30% das gestantes atendidas estão nessa faixa etária, não deixou por menos: reuniu 80 pessoas, entre adolescentes, gestantes ou não, além de pais, para discutir e encarar o problema. Bacana, né?
Agregar valor ao que se faz na rede de serviços também é assunto levada a sério – e que faz notícia. Assim, por exemplo, o IGES implantou um programa de gestão e avalição de desempenho; os gerentes da atenção primária das Regiões Leste e Oeste fizeram treinamento no chamado QualiAPS, visando fortalecer e qualificar a atenção e gestão dos serviços prestados neste âmbito. Ainda na Região Oeste, os farmacêuticos nela lotados criaram um site acessível aos pacientes, que lhes permite se informar sobre estoque de remédios psicotrópicos em uso realmente virtuoso de tecnologias. Já o Setor de Vigilância à Saúde conseguiu realizar, em um único dia, praticamente 100% de vistorias no SIUS, com a utilização de drones. O Hran inaugurou equipamentos de última geração para fototerapia no Ambulatório de Dermatologia, contribuindo para recuperação mais rápida de pacientes. Ainda em tal campo, proliferaram atividades de capacitação entre o pessoal da rede, como, por exemplo, a capacitação em Libras.
E tem muito mais. O Ambulatório Trans comemorou o Dia da Visibilidade, com a participação de militantes, trabalhadores e gestores, com apresentações e debates concorridos. A Farmácia do HR Tabatinga apresentou número recorde na produção de medicamentos manipulados, chegando a mais de mil litros. Na Rajadinha, zona rural que fica próxima a Sobradinho e Planaltina, a UBS organizou ações para prevenir e conscientizar sobre a dengue, com a participação de escolares. Graças ao HMIB, o DF se transformou em referência no tratamento da epilepsia em crianças, com utilização da chamada dieta cetogênica em crianças epiléticas. No HR Taguatinga a novidade foi o alcance de 100% de conformidade no controle microbiológico do leite materno, conforme nos anuncia o Laboratório de Nutrição Enteral/Lactário do mesmo.
Ah, em fevereiro tem carnaval! Pois bem: o HSVP recebeu a bateria da Aruc para celebrar o Carnaval, em evento aberto à comunidade; já nas UBS de Ceilândia profissionais de saúde realizam ações de prevenção no pré-Carnaval, relativas a doenças e cuidados durante a festividade. Enquanto isso, o Hospital de Apoio espantava o sofrimento dos que lá estão com um animado Carnaval para pacientes e servidores, com música ao vivo cantada por um ex-paciente da unidade. e ainda no campo das alegrias: o Hospital Regional de Ceilândia recebeu 101 novos voluntários profissionais, que atuarão em diversos setores da unidade um menino resolveu comemorar seu aniversário, adivinhem aonde? Na UBS 3 do Recanto das Emas, onde foi feita linda festa para ele.
***
Eu já havia comentado algo parecido aqui no blog, relativo a um grande evento que a SES DF promoveu em dezembro de 2017, para mostrar experiências em diversos campos das práticas de saúde, realizadas nas unidades ambulatoriais, hospitalares e complementares de sua rede, além de instituições parceiras e associadas. Creio que muito apropriadamente designei o post de “O SUS que dá certo (também no DF” e agora poderia acrescentar: “graças aos heróis anônimos das quebradas”. Escrevi na época: “Assim, mesmo em tempos de crise, ainda é factível pensar e implementar instrumentos para o aprimoramento dos processos de trabalho na gestão e na atenção à saúde, deixando ainda como marco a valorização e a motivação não só dos servidores em geral, mas também reforçando laços com instituições parceiras e usuários dos serviços de saúde., abrindo caminho para o estímulo, o compartilhamento e a transferência de tecnologias entre os setores e unidades envolvidos. […] Numa época de descrédito e desvalorização do SUS, como a que vivemos atualmente, nada melhor do que uma notícia dessas para reavivar nossas esperanças em um sistema de saúde cujo oposto é – nunca é demais dizer – a barbárie sanitária”.
***
Veja, a seguir, a lista completa das 27 matérias aqui comentadas de passagem, retirada da página web da SES DF (http://www.saude.df.gov.br/category/noticias/)
- Enfermeiros da Casa de Parto concluem curso de reanimação neonatal – Objetivo é preparar profissionais para possíveis intercorrências Enfermeiros da Casa de Parto de São Sebastião concluíram o curso de reanimação neonatal,…
- IGESDF realiza evento sobre prevenção à saúde mental – Médicos e colaboradores se uniram na campanha Janeiro Branco, que foi encerrada nesta sexta-feira na UPA de Samambaia O Instituto de Gestão…
- Unidades encerram as atividades do Janeiro Branco – Cuidado com a saúde mental de pacientes e servidores é alvo de preocupação permanente Durante todo o mês de janeiro, a…
- Palestra sobre coronavírus reúne mais de 170 pessoas no Hospital de Base – Mais de 170 pessoas, entre profissionais de saúde, estudantes e público em geral compareceram a palestra Síndromes Respiratórias Associadas ao Coronavírus,…
- IGESDF eleva qualidade da gestão dos recursos humanos – Instituto implantou programa de gestão de desempenho, plano de cargos e salários Implantação de modelo de contratação ágil, avaliação de desempenho,…
- Atenção Primária da Região Oeste cria site para pesquisa de medicamentos – Aplicação é utilizada por pacientes para consultar estoque de remédios psicotrópicos A Diretoria de Atenção Primária da Região Oeste criou um…
- Saúde integra grupo intersetorial para reduzir índice de gravidez na adolescência – Meta é diminuir em 50% o número de casos até 2023 A Secretaria de Saúde, junto a outros órgãos do Governo
- Adolescentes participam de bate-papo sobre gravidez na UBS 2 do Gama – Cerca de 30% das gestantes atendidas na unidade estão nessa faixa etária Cerca de 80 pessoas, entre adolescentes e pais, participaram…
- Profissionais da atenção primária da Região Leste participam do QualiAPS – Oficina pretende fortalecer e qualificar a atenção e gestão dos serviços prestados na atenção primária Os gerentes de unidades básicas de…
- Ambulatório Trans do GDF comemora o Dia da Visibilidade – Militantes, trabalhadores e gestores participaram da mesa de debates Como parte do calendário de eventos para comemorar o Dia da Visibilidade…
- SIA passa por nova vistoria com drones para detectar focos do Aedes – No primeiro dia da ação, quase 100% dos imóveis visitados tinham larvas do mosquito Uma nova vistoria com drones foi realizada,…
- Hran inaugura fototerapia no Ambulatório de Dermatologia – Equipamento de última geração contribui para recuperação mais rápida de pacientes O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) inaugurou, nesta sexta-feira…
- Farmácia do HRT tem número recorde na produção de manipulados – Em um ano foram manipulados mais de mil litros de medicamentos A farmácia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) manipulou mais…
- HSVP receberá bateria da Aruc para celebrar o Carnaval – Evento acontece neste domingo (9) e é aberto à comunidade No Hospital São Vicente de Paulo, o Carnaval vai chegar mais…
- UBSs de Ceilândia realizam ações de prevenção no pré-Carnaval – Profissionais de saúde realizaram orientações sobre doenças e cuidados durante a festividade Devido à proximidade do início das festas de Carnaval,…
- Recém-nascidos do HRSam recebem a vacina BCG antes da alta – Crianças ficam protegidas contra formas mais graves da tuberculose Desde o dia 13 de janeiro, os recém-nascidos do Hospital Regional de…
- UBS de Rajadinha se junta a crianças em ação para prevenir dengue – Objetivo é conscientizar a população e recolher materiais inservíveis Conscientizar as pessoas sobre os perigos do Aedes aegypti e recolher objetos inservíveis com…
- Profissionais da atenção primária da Região Oeste participam do QualisAps – Encontro reuniu 100 servidores e pretende fortalecer e qualificar a atenção e gestão dos serviços prestados Cem servidores da atenção primária da…
- Região Oeste realiza oficina do Acordo de Gestão Regional 2020 – Ações de planejamento envolvem todos os serviços ofertados pela Superintendência A Região de Saúde Oeste promove, nesta segunda (10/2), no auditório…
- DF é referência no tratamento com dieta cetogênica para crianças epiléticas – Serviço público é oferecido em ambulatório do Hmib As crises de epilepsia da pequena Kemylly Talena, de apenas quatro anos, fizeram…
- Saúde capacita servidores do sistema socioeducativo em Reiki – Prática integrativa ajuda a melhorar a energia dos profissionais e do ambiente A Gerência de Práticas Integrativas da Secretaria de Saúde…
- Profissionais da Região Sudoeste participam de capacitação em libras – Iniciativa visa democratizar o acesso no atendimento da Região de Saúde A aula inaugural da nova turma do Curso da Língua…
- Profissionais são capacitados para atendimento de AVC – O treinamento é uma capacitação para um atendimento multiprofissional Profissionais que trabalham no primeiro atendimento de unidades de saúde, no Serviço…
- Carnaval anima tarde de pacientes e servidores do Hospital de Apoio – O evento contou com música ao vivo cantada por um ex-paciente da unidade Máscaras, sombrinhas de frevo, balões coloridos, samba ao…
- Hospital Regional de Ceilândia recebe 101 novos voluntários – Profissionais atuarão em diversos setores da unidade hospitalar O Hospital Regional de Ceilândia (HRC) recebeu, nesta quinta-feira (13), 101 voluntários das…
- Laboratório comprova garantia de qualidade nos serviços do Lactário do HRT – Em 2019, foi alcançado 100% de conformidade no controle microbiológico O Laboratório de Nutrição Enteral/Lactário do Hospital Regional de Taguatinga (HRT)…
- Menino comemora aniversário na UBS do Recanto das Emas – O sonho do aniversariante é ser cardiologista Uma festa de aniversário mudou a rotina da Unidade Básica de Saúde (UBS) 3…
***
Veja também matérias anteriores deste blog, sobre o mesmo tema:
- https://saudenodfblog.wordpress.com/2020/01/14/noticias-da-saude-no-df/
- https://saudenodfblog.wordpress.com/2020/01/25/mais-um-ano-se-passou-na-saude-do-df/
- https://saudenodfblog.wordpress.com/2019/10/20/atencao-primaria-a-saude-no-df-eppur-si-muove/
- https://saudenodfblog.wordpress.com/2018/12/01/o-sus-que-da-certo-tambem-no-df-2/
E conheça também o relatório final da mostra de experiências realizada pela SES-DF em 2017

